RSS Feed

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Convertendo o certo em errado e errado em certo


Incrível como na época atual as transições são rápidas, tudo acontece, tudo se transforma, tudo começa e acaba numa velocidade atordoante.
Quanto mais acesso a informação temos mais rapidamente nossas idéias vão se transformando, vamos aprendendo novos conceitos a partir do que vemos, ouvimos. Quanto mais "acreditamos" na fonte da informação maior o peso que o seu conteúdo exerce sobre nós. 

Agora imaginem que os meios de comunicação "respeitáveis" (jornais, revistas, televisões e rádios) ou de alta credibilidade e dedicassem incansavelmente a divulgar informações e conceitos que favorecem determinado lado. 


Isso acontece, por exemplo, existe um forte viés de esquerda nas escolas, nos jornais, revistas e TVs que fazem que as informações que deveriam ser ISENTAS, sejam filtradas e/ou "melhoradas" de forma a serem apresentadas junto com um julgamento de certo ou errado que conduz e influencia o ouvinte/espectador a um julgamento igual. Vários jornais paulistas omitem ou mesmo mentem nos números das manifestações contra o governo e contra a corrupção. Afirmam que os manifestantes apoiam uma intervenção militar, ouvem e entrevistam apenas os manifestantes que são extremistas para fortalecer a indução do julgamento em seus leitores.

Chega a ser ridículo para os milhares de participantes (todos lembram das disputas sobre o numero de manifestantes)  de uma manifestação pacifica e legalista quando no dia seguinte vários jornais contam apenas centenas de manifestantes e ainda omitem ou distorcem as pautas. 

Ridículo para os participantes mas se trata de ENGANAR os milhões que assinam os jornais e acreditam na isenção das INFORMAÇÕES. É evidente que os articulistas podem e devem expressar suas opiniões. Mas as opiniões NÃO podem ser confundidas com as informações.

 ANOTEM, certamente nas manifestações previstas para 16 de agosto de 2015, veremos novamente essa manipulação dos fatos em ação.

A janela de Overton é o que a maioria de uma população acha CERTO sobre determinado assunto. O conceito tido como certo com o tempo vai mudando naturalmente. Mas pode ser (e é) DIRIGIDO por um grupo de formadores de opinião, até ai nada demais. O problema pode ocorrer quando os formadores de opinião coordenadamente tendem todos para um só lado. Exemplos: Maioridade penal, desarmamento, associação da direita ao fascismo e nazismo.

Pense um pouco sobre o assunto e veja como todos somos manipulados.

A boa noticia é que a internet e as mídias sociais retiram o poder desse grupo "seleto" de formadores de opinião dividindo-o com todos que expressam suas opiniões livremente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário