Original: Augusto Nunes | VEJA.com
Sobrevivi ao regime militar, milagre brasileiro, morte de Tancredo, plano Collor e vou sobreviver ao PT: #ForaPT Leia por sua conta e risco @Hellblazer2014
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
Agressor imaginoso
Oliver: Nota de três reais
Origin: Augusto Nunes | VEJA.com
Petrobras. Castelo de cartas de R$ 1 trilhão!
Para entender melhor, vamos recordar, antes de apresentar a minha análise sobre a situação do sistema Petrobras, a crise financeira mundial que começou com a crise hipotecária nos Estados Unidos. Isto foi em 2008 e o mundo global paga, até hoje, o preço daquela crise que se espalhou pelo mundo a fora. Tão somente, no ano passado os Estados Unidos mostraram sinais de recuperação àquela crise. A crise hipotecária americano estava baseado em emissão de "derivativos" dos créditos hipotecários. É aqui que reside a semelhança com o caso Petrobras.
Esta parada técnica na Petrobras fez a queda da primeira carta da base da pirâmide de "derivativos" vinculados à Petrobras, o BTG Pactual do André Esteves.
Um dos principais agentes da colocação dos títulos derivativos foi o próprio BTG Pactual com conivência e ordens do Palácio do Planalto. No entanto, o André Esteves do BTG Pactual foi preso pela Operação Lava Jato, iniciando o "desmonte" do "castelo de cartas".
Os bancos privados, já estão desfazendo dos "derivativos" de alto risco do sistema Petrobras. Os financiadores oficiais (governo federal e fundos de pensão) dos "derivativos", no entanto, fazem gambiarras para evitar de lançar como prejuízo. Para evitar lançamento como prejuízo, estão a renovar os contratos de financiamentos nos respectivos vencimentos, na tentativa de manterem os "derivativos" como se recebíveis fossem.
Até quando vão poder manter de pé a "pirâmide de cartas", é uma incógnita.
Sou o primeiro articulista que está a fazer esta denúncia.
É exatamente R$ 1 trilhão do castelo de catas que estou a falar, que está prestes a desmoronar. A primeira carta da base da pirâmide já ruiu, o BTG Pactual, envolvido até o pescoço na Operação Lava Jato. Outras cartas estão a ser eliminadas pelo próprio processo natural de seleção, pelo mercado financeiro. Cada carta que desmorona da base da pirâmide, fica mais instável e insustentável o "castelo de cartas" manter-se de pé.
Esta denúncia, espero, circule pelo mercado financeiro nacional e internacional, para que autoridades competentes coloquem os responsáveis, da presidente da República, do ministro de Minas e Energia e os diretores da Petrobras, onde deveriam estar, na cadeia de segurança máxima.
Nota:
Risco não quer dizer rombo. Exposição de risco, quer dizer que as instituições financiadoras estão sob risco de calote até o montante indicado.
Original: Ossami Sakamori BlogSpot.com
Maior que o PCC
Credit: Augusto Nunes | VEJA.com
Mario Vargas Llosa: A bomba norte-coreana
Fernando Gabeira: Alguma verdade
Original: Augusto Nunes | VEJA.com
Editorial do Globo: Blindar o currículo básico contra erros e 'contrabandos'
Sobre a proposta de tabela de imposto de renda do PT
Por Bernardo Santoro
A grande discussão do fim-de-semana, no meio político, foi a nova proposta de tabela de imposto de renda do PT. Vejamos a tabela proposta, de acordo com um site pelego que preferimos omitir o nome: Algumas observações preliminares: 1 – Esse valor é relativo a ganhos mensais. 2 – Esse valor não pressupõe a atualização […]
Origin: Instituto Liberal
Balança comercial e crises: não há motivo para festas
Por Roberto Ellery
Tenho visto algumas comemorações por conta do saldo da balança comercial que foi positivo e acima do previsto. Em termos gerais associar saldos positivos da balança comercial a progresso e crescimento econômico é um resquício da lógica mercantilista que ainda assombra o pensamento econômico. Nunca é demais lembrar que a obra geralmente aceita como fundadora […]
Petrobras está falida? por Mônica Torres
Eventualmente, eles quebraram a menina dos olhos do Brasil.. enquanto arrotam o "falso sucesso", a "falsa retomada", os "falsos lucros" aos 4 ventos. A incompetência é tanta, que o mais ignorante brasileiro, traduz em palavras simples a situação caótica que eles supõem esconder, a "Petrobras está falida".
Renan e filho de Lula: questão de tempo para a queda
Credit: Felipe Moura Brasil
Frase do dia
Por João Luiz Mauad
"Nenhuma sociedade jamais prosperou porque tinha uma grande e crescente classe de parasitas vivendo à custa daqueles que produzem." Thomas Sowell
Origin: Instituto Liberal
A esquerda está ligada ao crime por toda parte
Por que Marcos Valério tira o sono do PT
Source: Reinaldo Azevedo | VEJA.com
Governo tenta minimizar denúncia contra Wagner, aquele que passeou com Dilma na lancha de empreiteiro preso…
Os 'rapefugees' da Alemanha: o que a imprensa não vai contar?
Por Alexandre Borges
O que a imprensa bananeira não vai te contar sobre os desdobramentos da crise dos refugiados na Alemanha: – Segundo o Bild, o jornal não-asiático mais vendido do mundo, a polícia foi orientada a não reportar ou dar publicidade aos crimes cometidos por refugiados para não deixar que o problema seja "instrumentalizado pela extrema-direita". Você […]
Credit: Instituto Liberal
O MBL, o Vem Pra Rua, este blogueiro e a boçalidade da extrema burrice, disfarçada de extrema direita
Credit: Reinaldo Azevedo | VEJA.com
Trogloditismo do Movimento Passe Livre não é pelos 30 centavos! É pelo "Fica, Dilma!"
Source: Reinaldo Azevedo | VEJA.com
Oliver: Teoria da conspiração
Credit: Augusto Nunes | VEJA.com