O País está sem comando. Esta é a sensação que está tendo os agentes econômicos, tanto da área do governo como da área privada. Os empresários reclamam da indefinição do governo federal em relação à conjuntura econômica sem perspectiva. Os agentes públicos estão inseguros quanto à pretensa reforma administrativa e sobre possíveis cortes nos gastos. O clima é de instabilidade e de insegurança.
Enquanto o governo Dilma não define sobre a reforma administrativa e respectiva repartição de cargos públicos entre os partidos da base do governo, toda estrutura do governo federal fica em paralisia. Nem mesmo o Orçamento Fiscal de 2016, entrará em análise à espera das medidas de cortes de gastos e das medidas de aumento de receitas. O governo Dilma encontra dificuldade proque não tem sustentação política no Congresso Nacional.
Os indicadores econômicos são piores possíveis. Os números tem batidos recordes dos últimos 13 anos, no mínimo. Inflação batendo casa dos 10%; taxa básica de juros Selic a 14,25% ao ano; perda de emprego dos últimos meses aproximando de 1 milhão; população de desocupados aproximando-se de 10 milhões e o dólar rompendo R$ 4,00.
Politicamente, o principal aliado do PT no governo, o PMDB, ensaia rompimento com o governo Dilma, anunciado para o dia 15 de novembro próximo. Esta semana, o presidente da Câmara dos Deputados começa analisar os 13 pedidos de impeachment da presidente Dilma. Lembrando que o Eduardo Cunha é desafeto da presidente Dilma. O clima político vai piorar com o andamento do processo de impeachment, um dos 13 pedidos.
No meio dessa indefinição, ninguém quer assumir a paternidade de nada, muito menos a paternidade da manutenção da Dilma no poder. O partido da oposição hesita em assumir a paternidade do impeachment da presidente Dilma. Com a economia em retração próximo de 3% neste ano, ninguém quer assumir a paternidade da Dilma. Enquanto Dilma está só, abandonada, arrebentada, o PMDB do Renan Calheiros e do Eduardo Cunha, estão aguardando o desenrolar dos acontecimentos, com muito sorriso.
A verdade é clara e cristalina de que Dilma está isolada. Só há unanimidade, a de que a presidente Dilma procura paternidade para o seu governo, sem sucesso.
Ossami Sakamori
Source: Ossami Sakamori BlogSpot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário