O Banco Central deve anunciar nesta quarta-feira a taxa Selic com ligeira alta em relação à taxa vigente de 14,25%. O Banco Central vem praticando ao longo do ano taxa de juro real de 5% ao ano para agradar os investidores estrangeiros especulativos. Mantida a mesma política monetária, o Banco Central deve aumentar a taxa Selic ao nível entre 14,50% e 14,75%.
O governo anunciou a prévia de inflação para este ano em 9,77% ao ano. Segundo a mesma fonte a taxa de inflação da cidade de São Paulo já atinge o patamar de 10% ao ano. O vilão desta vez é botijão de gás e gasolina na bomba. Este índice serve para balizamento da taxa Selic, na cabeça dos membros do COPOM.
A maioria dos analistas econômicos aponta a manutenção da taxa Selic no atual patamar de 14,25% ao ano. No entanto, se pensar com a "cabeça de bagre" do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, haverá ajuste da taxa Selic para cima. O Banco Central vem praticando política monetária equivocada, tentando segurar a inflação com a taxa Selic. Segurar inflação com aumento de taxa básica de juros da dívida pública interna é formula clássica do FMI.
O pagamento de juros reais, a mais alta entre as 40 principais economia do mundo, ficando apenas atrás da Turquia, só evidencia a desconfiança dos investidores especulativos internacionais, que financiam cerca de 20% do título público federal. Essa história de que o aumento da taxa Selic é para conter a escalada inflacionária é conversa para "boi dormir".
A taxa Selic deverá ser anunciado pelo Jornal Nacional da Rede Globo, hoje à noite. Vamos ver o que vem pela frente. Vamos ver se o mercado tem razão ou eu tenho razão. Se eu for perdedor, será melhor para a economia do País.
Ossami Sakamori
Source: Ossami Sakamori BlogSpot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário