RSS Feed

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dilma não passará o Natal no Alvorada!

Epílogo

Notícias divulgadas na imprensa dão conta de que a área técnica da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O processo se refere ao último entregue pelos partidos da oposição ao presidente da Câmara dos Deputados, baseado no pedido originário do Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

Ainda, segundo a imprensa, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, conseguiu adiar o julgamento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre sua pessoa, envolvidos no escândalo da Operação Lava Jato, para o ano que vem. Lembrando que o Conselho tem poder de encaminhar ou não ao plenário da Câmara dos Deputados, a cassação de mandato do Eduardo Cunha como deputado federal. Caso haja cassação, o Eduardo Cunha, responderá pela possível e provável participação no esquema de propina da Petrobras junto ao juiz federal Sérgio Moro de Curitiba.

Na minha opinião, o Eduardo Cunha vai acatar o processo de pedido de impeachment da Dilma. Em acatando o pedido de impeachment, percorrerá o trâmite burocrático da Câmara dos Deputados e será colocado em votação no plenário da Câmara dos Deputados.  Ainda na minha avaliação, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, colocará em votação no plenário ainda este ano.  Agora, ele tem pressa. Politicamente, co para Eduardo Cunha, colocar em votação o impeachment da Dilma, na Câmara dos Deputados, tirará do foco o processo que envolve seu nome na Operação Lava Jato. 

O rito previsto, se vingar a votação pelo impeachment da Dilma, pela maioria absoluta dos deputados em número de 342, será o afastamento da presidente Dilma do cargo de presidente da República, de imediato, aguardando fora do cargo a votação no Senado Federal. O quórum para cassação de mandato da Dilma no Senado é de 49 votos. Neste caso, o presidência da sessão de cassação no Senado Federal será presidido pelo presidente do STF em exercício, sem que tenha direito a voto. 

O meu prognóstico, já que não tenho a bola de cristal, é de que a Dilma não passará o próximo Natal no Palácio da Alvorada.

Ossami Sakamori












Original: Ossami Sakamori BlogSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário