A imprensa noticiou que a Andrade Gutierrez, uma das empresas investigadas pela Polícia Federal, dentro da Operação Lava Jato, vai fazer acordo de delação colaborativa, que possibilita acordo de leniência, para a empresa continuar fornecendo serviços para o governo federal.
O acordo de delação premiada prevê leniência sobre os crimes praticados pela empreiteira nas diversas obras do governo federal, não só à Petrobras, mas também nas obras vinculadas ao Ministério de Minas e Energia e obras da Copa 2014. O valor da indenização a ser paga pela Andrade Gutierrez segundo imprensa é de R$ 1 bilhão. O pagamento de multa, embora R$ bilionário, não isenta a empresa de "omitir" informações.
Até por conta deste blog, as diversas fontes de informações me fornecem informações, para que eu possa fazer o meu juízo de valor sem ter medo de errar. No caso da empresa Andrade Gutierrez, a lista das figuras notórias que fazem parte do esquema de corrupção no âmbito do governo federal são os que seguem abaixo.
Lula da Silva, como lobista de obras do BNDES no exterior.
Dilma Rousseff, ministra de Minas de Energia do governo Lula.
Senador Edson Lobão, ministro de Minas e Energia do governo Dilma.
Senador Eduardo Braga, líder do governo no Senado Federal e atual ministro de Minas e Energia.
Banqueiro André Esteves, articulador financeiro das empreiteiras da obra da Usina Belo Monte.
A imprensa fala em obras da Copa 2014, mas não tenho informações suficiente para indicar nomes, aqui. No entanto, vale salientar que todas obras da Copa 2014 foram executadas em RDC - Regime Diferenciado de Contratação, que permite aditivos de até 100% ao valor originariamente contratado.
Se, no acordo de delação premiada não constar os nomes mencionados acima, a delação foi "seletiva", portanto não mereceria a celebração do acordo de leniência. O valor da multa, não isenta o delator de "omitir" informações. Já estou sentindo cheiro de acordão. Tomara que eu esteja errado. Vamos acompanhar o caso, de perto.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário