RSS Feed

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Henrique Meirelles, novo ministro da Fazenda.


O ex-banqueiro Henrique Meirelles, deverá assumir  o cargo de ministro da Fazenda da Dilma, nos próximos dias. Ele foi presidente do Banco Central nos 8 anos do mandato do Lula da Silva.  Atualmente, ele é o principal executivo do grupo JBS/Friboi da família Batista de Goiás. 

O atual ministro Joaquim Levy deverá demitir-se do cargo de ministro da Fazenda nos próximos dias. Até este momento, a presidente Dilma vem dando preferência à política de "gastança" do ministro Nelson Barbos do Planejamento. A última gota d'água foi a redução do "déficit primário" do Orçamento Fiscal de 2016, antes previsto em 0,7% do PIB para 0,5% do PIB, contrariando a orientação do Levy.

O ministro Joaquim Levy já estava num processo de "fritura" pela presidente Dilma há pelo menos 2 meses. Este blog já tinha feito matéria sobre o assunto em 17 de outubro com o título Joaquim Levy está fora do baralho da Dilma  .  Com o insucesso da política econômica de "ajustes fiscais", Levy ficou sem sustentação no governo Dilma. O estopim foi o rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch para o "grau de especulação".

Diante da instalação do processo de impeachment, a Dilma ficou sem apoio político para levar adiante o governo. A provável nomeação do Henrique Meirelles, marca a influência cada vez maior do ex-presidente Lula da Silva no Palácio do Planalto. Meirelles vem somar ao Jaques Wagner, aliado do Lula da Silva, atual chefe da Casa Civil do governo Dilma.  Nomeação do Meirelles será a última cartada para Dilma manter-se no poder. 

Essa mudança deverá ocorrer, antes do fechamento do ano. Henrique Meirelles será novo ministro da Fazenda do governo Dilma. Dilma ganhará sobrevida com esta troca do ministro. 

Ossami Sakamori












By: Ossami Sakamori BlogSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário