RSS Feed

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"Bernie" Sanders poderá ser presidente dos Estados Unidos


Preste atenção neste cara. Ele é senador dos Estados Unidos Bernard Sanders, 74, conhecido como "Bernie". Ele é senador pelo segundo estado menos populoso do território americano, o estado de Vermont. Ele foi eleito em 7 de novembro de 2006 com 65,4% dos votos. Antes de ser eleito para o Senado, representou Vermont por 16 anos na Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil.

Bernie é democrata assim como presidente Obama e disputa indicação do partido para ser candidato à presidência dos Estados Unidos concorrendo a indicação do partido com Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton. 

O democrata Obama tirou o país da recessão, depois da crise financeira hipotecária dos Estados Unidos, que se alastrou ao mercado financeiro mundial. Obama é democrata mais à esquerda do partido, com atenção para saúde pública e aos imigrantes, sobretudo os latino-americanos. Foi Obama que encerrou a guerra no Iraque e Afeganistão. Credita-se ao Obama ao levantamento do embargo comercial ao Irão pela ONU. Credita-se aos democratas o levantamento de embargo comercial imposto à Cuba. 

Os democratas estão em "minoria" na Câmara dos Representantes e no Senado, dominados pelos Republicanos, conservadores mais à direita dos democratas. O candidato pelos republicanos, por enquanto, o mais cotado é o empresário magnata Donald Trump. O fato é que os republicanos são mais liberais que os democratas nos fundamentos da política econômica.

Dentro desse quadro que desponta o nome do "Bernie", senador democrata, com pensamento mais liberal que ao do Hillary Clinton. Como vai terminar, só Deus sabe. No entanto, neste início de primárias dos Estados Unidos, o Barnie está tirando o sono da Hillary Clinton, considerada imbatível entre democratas. Importante destacar que "Bernie" é democrata com pensamento econômico mais à direita do Hillary. 

O futuro dos Estados Unidos poderá estar nas mãos do Bernie Sanders. Vamos acompanhar de perto as eleições dos Estados Unidos para saber a que lado os ventos vão soprar no País que responde por 25% do PIB do mundo. Os mesmos ventos, poderão soprar no Brasil. 

Ossami Sakamori











Via: Ossami Sakamori BlogSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário