RSS Feed

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

PT e PSDB são "neoliberais"!


Christine Lagarde é francesa, 60 anos, inteligente. Ela dita regras do neoliberalismo ao mundo global, na condição de diretor gerente do FMI - Fundo Monetário Internacional, organismo multilateral. A opinião da Christine pauta a agenda dos países emergente, com menor expressão política como o Brasil. O País ocupa hoje a 9ª economia do mundo, com cerca de 2,5% do PIB do mundo. Ela será protagonista do Fórum Econômico Mundial, que acontecerá em Davos na próxima semana. 

Christine Lagarde afirma que o aumento da taxa básica de juros dos títulos americanos, previsto para próximos meses, causará impacto negativo aos países emergentes. Ela sabe o que fala. Ela sabe que, com o aumento da taxa básica de juros nos Estados Unidos, haverá revoada de investimentos especulativos de países emergentes para os Estados Unidos. Brasil será o perdedor de capitais na nova conjuntura anunciada pela Christine. 

A fala da Christine Lagarde tem importância aos países emergentes como o Brasil. O fato de Brasil ter pago o empréstimo subsidiado do FMI, feito no governo FHC e pago no governo Lula, não livra o País de estar fora das regras ditadas pelo FMI. Aliás, o Brasil aumentou a participação no capital do FMI, no governo Lula. A credibilidade do governo Dilma, passa necessariamente pela aprovação da Christine Lagarde.

Ao contrário da imagem que o PT quer passar ao povo brasileiro, o governo do PT está comprometido até o pescoço com o "neoliberalismo" pregado pelo FMI, tão criticado pelo PT, Dilma e Lula. Dilma vai ter que engolir a Christine, querendo ou não querendo. Brasil perdeu credibilidade no mercado financeiro global. 


O Nelson Barbosa é professor titular da Fundação Getúlio Vargas, em licença, para exercer o cargo de ministro da Fazenda do governo Dilma. Nelson Barbosa é tão "neoliberal" quanto o Armínio Fraga que foi o potencial ministro da Fazenda de um eventual governo Aécio Neves. Da cartola do Nelson Barbosa, não sairá nenhum "coelho" novo, a não ser aquele enquadrado na fórmula clássica de neoliberalismo do FMI. 

A Christine Lagarde faz escola para Nelson Barbosa, Joaquim Levy e ao professor de ambos, o Armínio Fraga. Portanto, é importante prestar atenção nas falas da Christine Lagarde. Ao contrário do que o governo PT quer passar a para a população, a política econômica do PT é a mesma do governo passado do PSDB, isto é, "neoliberal". O PT é "neoliberal" até a medula, tanto quando é para o PSDB. 

Este articulista tem divergências "importantes", com os formuladores da política econômica do PT e PSDB. Entendo que o pensamento neoliberal defendido por ambos partidos, submetem os interesses do País aos interesses dos países mais ricos e desenvolvidos. Os pontos divergentes estão expostos nas sucessivas matérias já postadas neste blog. Digamos que estou mais à direita do pensamento neoliberal.

Não se estressem e nem percam tempo querendo me rotular como "neoliberal". Estou mais à direita. O PT e o PSDB são "neoliberais"!

Ossami Sakamori











Credit: Ossami Sakamori BlogSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário