RSS Feed

sexta-feira, 18 de março de 2016

Sucesso, no impeachment da Dilma!

Crédito da imagem: Veja

Ontem, foi o dia que lavei a minha alma. Até que enfim, deu-se o início o processo de impeachment da presidente Dilma, na Câmara dos Deputados. Explico. Sem ter espaço para postar comentários na Folha de São Paulo, porque fui censurado por aquele jornal, revolvi abrir este blog, em 15 de fevereiro de 2012. O motivo de censura daquele jornal decorreu das críticas que este reles blogueiro fazia contra o governo Dilma. Vamos lembrar que a presidente Dilma, gozava de 77% de aprovação da população, entre bom e ótimo.

Há mais de 4 anos que venho denunciando a ladroagem que se pratica na esfera do governo federal. Fiz matérias, não poucas, mas muitas matérias, sobre a ladroagem do Lula da Silva. Infelizmente, com o governo Dilma com aprovação de 77%, as minhas denúncias caiam como uma gota d'água no deserto de areia. Foram mais de 2 mil matérias, sobre economia e política com críticas contundentes, em vão. 

Desde as primeiras matérias deste blog, venho denunciando sobre o equívoco da política econômica do governo Dilma, em específico, e sucessivos governos neoliberais dos últimos 22 anos. O governo Lula da Silva foi favorecido pelos fatores conjunturais mundiais, com preço de commodities em alta. Equivocadamente, o governo do PT valorizou o real para produzir a "sensação de bem estar" e "sensação do poder de compra". Como não existe almoço grátis, chegou a hora de País pagar a conta. O Brasil estrou em profundo quadro recessivo, difícil de sair dela, sem custo social alto. Não se iludam os otimistas.

Com a aprovação da autorização do prosseguimento do processo de cassação de mandato pela Câmara dos Deputados, o Senado Federal importá o afastamento temporário da presidente Dilma das funções de presidente da República durante o período do processamento do julgamento do impeachment. O processo será conduzido sob presidência do ministro Ricardo Lewandowski ou da ministra Carmen Lúcia, do STF. No período do afastamento da Dilma, assume  a função de presidente da República o vice Michel Temer. 

Está em tramitação o processo de cassação da chapa Dilma/ Temer pelo TSE, independente do processo de impeachment no Congresso Nacional. O julgamento do processo, que é dado como certo a cassação da chapa, deverá ocorrer, na melhor das hipóteses, no mês de agosto próximo. Após a cassação da chapa, assume a função de presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que convocará eleições em 90 dias, conforme Constituição. 

Neste período, até a eleição de um novo presidente, o Brasil estará com economia compasso de espera e em frangalhos. A recessão aprofundará ainda mais, porque não há fato novo que justifique a mudança do rumo. O ano de 2016 está perdido. A retração do PIB está previsto para 4%, inflação de dois dígitos (acima de 10%) e número de desocupados ultrapassando em muito os 10 milhões de força de trabalho.

A simples mudança de nome para dirigir o País não trará, necessariamente, o desenvolvimento sustentável. O Brasil passa por "crise de identidade". Há décadas, que o País vem praticando política econômica "neoliberal" intervencionista e esta vem trazendo o "costume" e "modo de pensar" ultrapassada, incapazes de colocar o País no rumo de desenvolvimento sustentável. Isto é mais um problema a ser resolvido.

Quem critica, terá que apresentar soluções. Pois, este que escreve tem uma "proposta', um "roteiro", que poderá levar o Brasil a encontrar a sua verdadeira vocação, que é ser uma das potências mundiais, e um dos protagonistas entre os países mais desenvolvidos do mundo. A leitura não fará mal a ninguém, pelo menos saberá que tem alternativa para a política econômica "neoliberal" intervencionista, para o Brasil sair deste atoleiro que se meteu. 

Sugiro leitura ~> clique ~> Brasil tem futuro?

Fiquei a pensar nestes últimos dias. Comecei escrever neste espaço, quando eu ainda estava com 67 anos. O tempo passa. Estou a fazer 72 anos nos próximos meses. Já estou muito cansado para continuar a escrever, apesar de gostar. 

Tenhamos todos, sucesso, no impeachment da Dilma!

Ossami Sakamori











Original: Ossami Sakamori BlogSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário