Tudo indica que o impeachment da Dilma passará na Câmara dos Deputados, na votação previsto para o final da próxima semana, que inicia na sexta-feria, dia 15. A votação deverá deverá ocorrer entre sábado e domingo, dia 16 e 17. O prognóstico é de que o impeachment será admitido na Câmara.
Se aprovado na Câmara dos Deputados, o processo segue para Senado Federal, que inicialmente votará pela recepção ou não do processo. Recepcionando o processo, será instalado o processo de impeachment da Dilma, que terá prazo de 180 dias para concluir sobre o afastamento ou não da presidente. Neste período, a presidente Dilma será afastada do cargo e assume interinamente, o vice presidente Michel Temer.
Enquanto o Senado Federal julga o impeachment da Dilma, corre paralelo no TSE, o julgamento oriundo do processo de cassação da chapa Dilma/ Temer impetrado pelo PSDB. O processo pode durar alguns meses. Segundo presidente do TSE, Gilmar Mendes, o processo deverá ser votado no mês de agosto. No entanto, não tem prazo legal para a decisão naquele Tribunal.
Em cassado a chapa Dilma/ Temer, assume o cargo de presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados, qualquer que seja, obedecendo a linha sucessória previsto na Constituição. Se a cassação de mandato pelo TSE ocorrer até 31 de dezembro deste ano, o presidente em exercício convocará uma nova eleição presidencial, em 90 dias. Dependendo da data da cassação, a nova eleição presidencial ocorrer no primeiro trimestre do ano de 2017, para o mandato tampão até 31 de dezembro de 2018.
De qualquer forma, o quadro político, mesmo com o processo impeachment sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, no próximo fim de semana, ficará "indefinido" até o final deste ano. Em consequência, não haverá setor produtivo que se anime em investir nas suas atividades. O País continuará na trajetória de retração na economia, até que vislumbre a data da nova eleição presidencial. Isto deverá ocorrer à partir do mês de agosto, na melhora das hipóteses. Até lá, o País estará no limbo.
No caso de não passar o impeachment da Dilma, a situação do País continuará cada vez mais grave, por falta de apoio político da presidente Dilma. O Brasil está na sinuca de bico!
Com ou sem impeachment o Brasil desce ladeira abaixo!
Ossami Sakamori
Origin: Ossami Sakamori BlogSpot
Nenhum comentário:
Postar um comentário