RSS Feed

sábado, 7 de maio de 2016

Temer, o povo está cansado de esperar!

Crédito da imagem: Estadão

A imagem mostra exatamente o que o banqueiro Henrique Meirelles prepara para a população, no curto prazo. Não haverá retomada imediata de investimento, segundo manifestações dos últimos dias pelo Meirelles, já praticamente, confirmado como ministro da Fazenda do provável governo Temer. Vamos à análise do que pensa a dupla Temer/ Meirelles.

O banqueiro Henrique Meirelles deu o desenho das medidas e a velocidade com que estas deverão ser  implementadas frente ao Ministério da Fazenda. 

Pretende Meirelles: a) um projeto fixando um teto para o crescimento dos gastos públicos; b) fim das vinculações dos gastos públicos das receitas; c) reforma da Previdência; d) racionalização da reforma tributária. Pretende ainda que as reformas citadas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional ainda este ano. 

O banqueiro Meirelles reforça o pensamento do futuro presidente Michel Temer, jurista, de que o ritmo a ser seguido na economia vai ser: "vamos devagar mas estamos com pressa". É uma outra versão do "devagar e sempre".

Tanto o banqueiro Meirelles como Temer vivem dissociado do País em que vivem e pretendem governar. 

O futuro presidente Temer, pertence à classe sobejamente alta, que pode proporcionar um jantar de R$ 20 mil para sua bela esposa Marcela. Nada contra o mimo do presidente à sua esposa, mas é uma afronta à população, sendo homem público importante do País. O povo está passando momentos angustiantes e economicamente difíceis. 

O Meirelles é, ou melhor, foi até ontem, o principal executivo do grupo JBS/ Friboi que é dona também do Baco Original. Quanto ao Meirelles, o grupo que faz parte, nunca ganhou dinheiro nos últimos 14 anos do governo PT, favorecido com financiamentos subsidiados pelos bancos oficiais como BNDES, BB e CEF.

Meirelles e o dono da JBS/Friboi

Antes de eu dar parecer sobre o pensamento deles sobre a economia, vou pincelar aqui, com breves indicadores, a situação econômica e social que passa o povo brasileiro, neste exato momento. Vamos definir como exato momento, o mês do dia das mães, maio de 2016. Os dois citados aqui, desconhecem ou fazem de conta que o problema não é deles. 

Não me cobre o rigor dos números, porque a análise que farei, não é para economistas de plantão ou para a grande imprensa e muito menos para os futuros responsáveis pelo destino do País nos próximos anos. 

Vejam o quadro dramático da situação econômica e social que vive a população brasileira: 

a) Inflação oficial, último índice: 9,28%, anualizado; 
b) inflação do bolso, não oficial: ao redor de 30%, anualizado; 
c) desemprego pelo IBGE: 11,1 milhões, índice de março, com indicativo de que deve fechar o ano com 14 milhões; 
d) número de desocupados, somados os que recebem seguro desemprego e bolsa Família: 33,6 milhões; 
e) juros do saldo devedor dos cartões de crédito: acima de 400% ao ano; 
f) juros do saldo devedor nos bancos: média de 250% ao ano.
g) número de pessoas inadimplentes: 60 milhões de brasileiros, correspondente a 40% da população economicamente ativa.

No meu entender, o quadro atual brasileiro, não comporta tomar "apenas" medidas de longo prazo, mesmo que estas sejam cruciais e importantes para País. O quadro econômico e social descrito acima, além das medidas de longo prazo, há que implementar medidas que traduzam impactos imediatos na vida da população. Sem as medidas de impacto, o governo Temer não se sustenta politicamente. 

As medidas de impacto, necessariamente, terá que passar pela política de juros. Os fundamentos da matriz econômica que estou a propor está sobejamente defendida no meu e-book, cujo acesso é gratuito. Deixem a preguiça de lado e clique e verifique.

Conheça uma nova matriz econômica > Brasil tem futuro? 

Saída imediata para crise, há. O Brasil não está em condição de esperar o "vamos devagar mas estamos com pressa" da dupla Temer/ Meirelles ou Meirelles/ Temer. Para que Temer faça um bom governo, há que enfrentar o "establishment" que vem apoiando os governos espúrios. Façam vocês mesmos, exame da consciência e fazerem o justo reclamo da população. 

Temer, o povo está cansado de esperar!

Ossami Sakamori






Credit: Ossami Sakamori BlogSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário