RSS Feed

domingo, 24 de julho de 2016

O contexto do "O Leopardo" por Mônica Maria Ventura

Por Mônica Maria Ventura
em resposta à matéria 
Quieto! Governo Temer vai utilizar reserva de R$ 38 bilhões



Prezado Professor,

O contexto de vosso Artigo me recorda uma grande lição exarada num clássico da Literatura Mundial, "O Leopardo" de Tomasi Di Lampedusa, quando numa determinada situação, um dos personagens, percebendo a necessidade de adaptar-se para sobreviver a uma nova realidade, diz assim: "Se nós não estivermos presentes (na revolução), eles aprontam a República (vivia-se, então, a Monarquia). Se quisermos que tudo continua como está, é preciso que tudo mude".

Assim, estamos nós, neste Brasil, pois, como em vosso texto bem explicado está: "Pela lógica, não tem como o País ter crescimento sustentável, privilegiando o sistema financeiro em detrimento ao sistema produtivo. O adágio popular guarda coerência com a realidade brasileira: os lobos estão cuidando do galinheiro".

Desta forma, pergunto: alguma vez na história política da nossa Nação os "lobos" estiveram ausentes do poder?!

Se nosso Povo brasileiro não procurar se esclarecer e atentar para os engodos, abusos e falácias... Se não demonstrar sua insatisfação com o "status quo", ou seja, com o estado do passado próximo e atual das coisas... Realmente, tudo terá mudado para que tudo continue como sempre foi.

Como recomendastes, caro Professor, a "matéria" está nos meus arquivos, voltaremos a ela em dezembro/2016, e como eu gostaria que, até lá, as coisas realmente tomassem rumos novos!

Obrigada, professor Sakamori!
Paz e bem!

Mônica Maria Ventura












@mmventura

Origin: Ossami Sakamori Blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário