Venceu Rodrigo Maia, DEM/RJ, na disputa de cargo à presidência da Câmara dos Deputados. Perdeu o Rogério Rosso, PSD/DF, a minha aposta de ontem. Perdeu o "centrão", por não representar mais o maior grupo de apoio do governo Temer. Perdeu Eduardo Cunha, por não contar com o apoio do "centrão" para não perder o mandato parlamentar. Ganhou Michel Temer. Ganhou o PSDB. Perdeu PMDB. Perdeu PT. Perdeu Lula da Silva. Ganhou a democracia.
O deputado Rodrigo Maia, DEM/RJ, contou com o apoio de primeira hora do PSDB, PPS e DEM, bloco de oposição ao governo Dilma. No segundo turno contou com a adesão do PR, PSB e parte do PP. Contou com os votos do partido de esquerda como PC do B. Rodrigo Maia, ganhou com maioria expressiva de 285 votos contra 170 votos dados ao Rogério Rosso, demonstrando o seu cacife político.
Quem ganhou com a eleição do Rodrigo Maia foi o presidente Michel Temer. Foi a iniciativa do presidente é que desarticulou a candidatura do peemedebista Marcelo Castro, que foi tropa de choque da Dilma na Câmara dos Deputados. O presidente Temer conta agora com o apoio explícito do bloco DEM, PPS e PSDB ao seu governo. Quem ganhou, também, foi o PSDB que abriu mão de indicar candidato a favor do DEM, com o compromisso de contar com o apoio na eleição da próxima legislatura do biênio que inicia no primeiro dia de fevereiro do ano que vem.
A eleição do presidente da Câmara dos Deputados ganhou importância por definir uma figura central dos próximos passos do governo Temer. Além, claro, na atual situação o presidente da Câmara dos Deputados representar o primeiro na linha sucessória do presidente Michel Temer, na sua ausência.
Fica o registro de que nesse embate entre grupo do PSDB/DEM/PPS e o "centrão" (ex-aliados do Cunha), foi de fundamental importância a articulação política do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Michel Temer sabe disto. O fortalecimento do nome do Eliseu Padilha no Palácio do Planalto é importante para fazer contraponto ao poderoso ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Isto, particularmente, me dá sabor de vitória.
Rodrigo Maia é vitória do Temer, sem margem de dúvida.
Ossami Sakamori
Source: Ossami Sakamori BlogSpot
Nenhum comentário:
Postar um comentário