Crédito da imagem: Folha
Foi deflagado ontem, uma nova fase da Operação Zelotes, cujo alvo foi o executivo Icris Rosito, diretor do Bank of America de 2006 a 2014 e atualmente consultor tributário. A Operação investiga organizações criminosas (sic) que atuavam no trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), beneficiando grandes corporações.
Além do Bank Boston e Itaú, escritórios de advocacia e de consultoria foram alvos da Operação. Segundo a imprensa, o Itaú informou que a PF fez diligências nas dependências do Banco na manhã dessa quinta. O Itaú informou que o objeto da Operação foi a busca de documentos relativos a processo tributário do Bank Boston.
O Itaú esclarece que em 2006, adquiriu do Banco of America as operações do Bank Boston no Brasil. Segundo Itaú, a instituição não abrangeu a transferência dos processos tributários do Bank Boston. Afirma o Itaú, que os processos tributários são de exclusiva responsabilidade do Bank of America, que foi o dono do Bank Boston.
O Bank Boston, cujo presidente era o atual ministro da Fazenda Henrique Meirelles, foi vendido para o Itaú, tão logo ele foi assumir o posto de presidente do Banco Central do Brasil, convidado que foi pelo Lula da Silva. Os processos de recuperação tributária junto ao Carf teriam sido protocolados após a saída do Henrique Meirelles daquela Instituição financeira. Em cima do papel, tudo beleza!
Na minha opinião, embora o Banco Itaú Unibanco tenha manifestado excluído dos processos da Operação Zelotes, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o presidente do Banco Central Ilan Goldfajn estarão sob "suspeição" por terem sido respectivamente presidente do Bank Boston e diretor do Banco Itaú Unibanco. Como sempre acontece no País, certamente, os agentes do segundo escalão, públicos e privados, pagarão pelos eventuais crimes praticados (sic). Os verdadeiros responsáveis pelos crimes praticados (sic) continuarão imunes e alojados nos principais "bunkers" (prédios) da República.
De qualquer forma, a "sensação" que passa ao público é que os cofres públicos estão sob guarda dos "lobos famintos" à espera de oportunidades para subtrair dinheiro em benefícios próprios. Cadeia? Cadeia, só para os bagrinhos!
Ossami Sakamori
Origin: Ossami Sakamori Blogspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário