Saiu a pesquisa IBOPE sobre desempenho da presidente Dilma divulgada nesta quarta-feira. Os números mostram estabilidade em relação à pesquisa anterior divulgado em julho último.
O índice de aprovação de 9% da pesquisa anterior passou para 10%. É considerado pelo IBOPE, a aprovação os que consideram "bom" ou "ótimo". Em compensação, o índice de rejeição, que consideram "ruim e péssimo" subiu de 68% para 69%. O índice de rejeição, 69%, é maior desde o governo Sarney, portanto há mais de 30 anos!
Ainda, segundo IBOPE, 20% da população confiam na Dilma e 77% não confiam. Dentre entrevistados, 3% não responderam à pergunta.
Na minha avaliação, a estabilidade da aceitação no patamar de 10% (de "bom" e "ótimo"), foi conseguido com a exposição em televisão com inaugurações do Minha Casa Minha Vida. Soma-se a isto, a viagem da Dilma à Nova York para participar da Assembléia Geral da ONU.
Hoje de manhã, a população foi surpreendido com o aumento de gasolina. Na semana passada já tinha experimentado o aumento de gás. Nas próximas semanas estarão em discussão a recriação da CPMF pelo Congresso Nacional, contribuição odiado pela população de renda média (quem tem conta bancária). Só notícias ruins.
Na área econômica, está sendo anunciado o crescente "deficit" na conta de receita/ despesa do governo federal. O dólar continua no patamar de R$ 4,00. O desemprego vem crescendo assustadoramente, à olhos vistos. Com o aumento de gasolina, a inflação não vai ceder. Pelo contrário, a inflação deve fechar o ano com índice acima de 10% (dois dígitos). Cenário ruim no futuro próximo.
Na área política, está havendo defecções de parlamentares do PT e muitos partidos da base aliada está abandonando a Dilma (com popularidade baixa), com vistas às eleições municipais do ano que vem. Isto, na política, é mortal. As defecções representam perda de apoio para aprovação de projetos importantes. Inclusive, pode somar do lado contrário na votação do impeachment da Dilma.
Nunca foi tão fácil oposição fazer prosperar no Congresso Nacional o processo de impeachment da Dilma. Só resta saber quem sairá na liderança da oposição, à esta altura dos acontecimentos. Podem ir tirando cavalinho da chuva que o Lula não substituirá a Dilma, nem que a vaca tussa!
Dilma está contra Dilma !
Ossami Sakamori
Source: Ossami Sakamori BlogSpot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário