A Petrobras anunciou o aumento de combustíveis à vigorar à partir de hoje, na refinaria. O aumento foi de 6% para gasolina e 4% para diesel. A Companhia já tinha feito reajuste no dia 24 último, o preço do gás em média 11%.
O reajuste dos combustíveis já foi anunciado por este blog desde segundo trimestre deste ano, em sucessivas matérias. Este blog estimou a média de aumento entre 6% e 10%, que seria aplicao no mês de setembro. Na última matéria referente aos combustíveis, aventamos a possibilidade de o aumento vir embutido de aumento da CIDE, mas isto não ocorreu. No entanto, não está descartada o aumento da CIDE, se o Congresso Nacional não aprovar a nova CPMF.
O aumento dos combustíveis era esperado com a valorização do dólar que vem ocorrendo ao longo do ano. Apesar de preço internacional de petróleo estar num patamar estável, em torno de US$ 45 o barril, tipo WTI, o que pesa, ironicamente, é o custo de exploração do pré-sal, considerando a cessão onerosa da reserva, está ao redor de US$ 60, segundo a própria Petrobras. Para a Petrobras, custa mais barato importar petróleo do que extrair o pré-sal do Tupi. Esta é outra propaganda enganosa que o governo Dilma vem passando à população.
Apenas para se ter ideia, o Brasil consome cerca de 3,5 milhões de barris dia de petróleo equivalente. A Petrobras produz cerca de 2,5 milhões de barris dia equivalente. O País importa cerca de 1 milhão de barris dia em petróleo e gás equivalente. Com o dólar no patamar de RS$ 4,00 era de se esperar o aumento de combustíveis. No meu entender, o aumento de 6% para a gasolina e 4% para diesel em real, não recompõe o preço de combustíveis.
Assim, vai ficando "represado" uma boa parcela dos custos. O governo Dilma do segundo mandato continua cometendo o mesmo erro do engessamento de tarifas públicas. No meu entender, teria que haver um "choque de gestão" na administração pública. Manipulação de dados é o que mais sabe fazer a equipe econômica da presidente Dilma. Desse jeito, o País caminha celeremente para o "junk".
Com o aumento de combustíveis, faltando três meses para terminar o ano, é certo que haverá repique na inflação. A inflação oficial deste ano, não terminará o ano abaixo de 10%. Vamos ver, como fica a popularidade da Dilma, após o aumento de combustíveis. Não há almoço grátis. A Dilma paga hoje o preço da ignorância, incompetência e arrogância. O preço quem paga é a população.
Que vão para inferno, o PT e leve junto o PMDB!
Ossami Sakamori
Origin: Ossami Sakamori BlogSpot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário