Quem acredita em soluções para as sucessivas crises econômicas brasileiras devem ler primeiro o e-book deste autor Brasil tem futuro? antes de assistir o filme "Chicago Boys", produção chilena, do filme que retrata o "milagre econômico chileno" durante a ditadura militar. Lembrando que a economia chilena cresce à taxa de 5% ao ano, ao longo das última décadas.
Deixando de lado o ideário "ideológico" apontado por críticos de cinema, o filme conta como nasceu o "milagre econômico" no Chile, no regime do ditador Augusto Pinochet. Vale a pena assistir o "Chicago boys", que retrata a trajetória do desempenho da economia chilena, descolado dos demais países da América Latina.
Em resumo, o filme retrata a política liberal do Milton Friedman da Universidade de Chicago implementado pelos ex-alunos, os estudantes chilenos conveniados, que fizeram "escola" na estrutura da administração pública chilena. Por isso, o nome do filme versão brasileira "Chicago boys".
O fato é que os Chicago boys, os ex-alunos do Milton Friedman, fizeram "escola" na administração pública chilena. Coincidência ou não, Chile é único país da América Latina que cresce à razão de 5% ao ano há décadas, com inflação sob controle. Vale a pena lembrar que no outro lado do Atlântico, o Reino Unido da primeira ministra Margaret Thatcher adotou a mesma política baseado no liberal, para quebrar o hegemonia dos sindicatos na vida política do daquele país. O Reino Unido é hoje, o centro financeiro um dos mais importantes do mundo.
No momento político e econômico que passa o Brasil, vale a pena assistir ao filme "Chicago boys" e ler atentamente a proposta de uma nova matriz econômica proposta no e-book de minha autoria.
Publicidade: clique > Brasil tem futuro?
O filme "Chicago boys" será exibido no Cinearte, na Av. Paulista, 2073, hoje, às 19h.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário