RSS Feed

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Lula da Silva será inelegível em 2018.

Crédito da imagem: Estadão

A novidade sobre os processos que correm contra o Lula da Silva sobre sítio do Atibaia e triplex do Guarujá, é que os advogados do ex-presidente deu entrada no Conselho Nacional do Ministério Público, o pedido de afastamento do procurador federal de Curitiba, Carlos Fernando dos Santos. No mais, os processos esperam a definição do impeachment da Dilma. 

Segundo o pedido dos advogados, de desqualificação do procurador federal Carlos Fernando dos Santos de que teria feito pré-prejulgamento em entrevistas a grande imprensa, sobre o indício de Lula da Silva ser o chefão da quadrilha que assaltou os cofres da Petrobras. O procurador federal falava com base nas investigações sobre Operação Lava Jato que corre na 13ª Vara Criminal de Curitiba. 

Para vocês se lembrarem, o processo do sítio de Atibaia está com o ministro Teori Zavascki do STF, supostamente por ter o nome da presidente Dilma na gravação. Com a licença da Dilma e afastado possibilidade de Lula da Silva assumir a chefia da Casa Civil e o processo deverá retornar para o juiz federal Sérgio Moro dar prosseguimento. A próxima fase do processo é o juiz federal abrir o processo criminal contra Lula da Silva transformando-o em réu.

Outro processo que corre na jurisdição do juiz federal Sérgio Moro se refere ao triplex de Guarujá. Para lembrar, o processo triplex está com o juiz federal em razão de juiz estadual de São Paulo ter declinado o julgamento do processo na sua jurisdição porque envolvia crimes federais. O processo deverá ser, nos próximos dias, possivelmente após o impeachment da Dilma, ser acatado pelo juiz federal e transformar o Lula da Silva em réu. Seria o segundo processo que o ex-presidente viraria réu. 

Pelos precedentes de processos de mesma natureza, ou seja da Operação Lava Jato, que correm na Vara Criminal do juiz federal Sérgio Moro, os processos do sítio de Atibaia e do triplex de Guarujá, cujo réu é o Lula da Silva, deverão ser julgados, no mais tardar, no primeiro semestre do próximo ano. A previsão, baseado em casos semelhantes, o Lula da Silva deverá ser condenado na na segunda instância da Justiça Federal, ainda no ano de 2017. 


De acordo com a decisão recente do STF, o Lula da Silva com condenação em segunda instância, não poderá se candidatar a nenhum cargo eletivo. A lei da Ficha Limpa proíbe que indivíduos com condenação em segunda instância é considerado inelegível. 


Conheça uma nova matriz econômica > Brasil tem futuro? 

Lula da Silva será inelegível em 2018.
Lula da Silva terá de cumprir pena na cadeia.

Ossami Sakamori
















Original: Ossami Sakamori BlogSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário