O desânimo do empresário brasileiro em fazer investimento produtivo já estava em baixa, contrastando com o resultado positivo das manifestações de ruas de ontem. O ano está perdido para os empresários. Eles preveem longo período de embate político e consequente retração de economia. Aliás, a repercussão do movimento pegou forte, também, no Congresso Nacional. Após o movimento de ontem, o governo Dilma, ficou isolado, do povo, do empresário e dos parlamentares. Dilma ficou sem saída. Dilma ficou encurralada!
Os senadores que estavam em cima do muro, marcam posição contra o governo Dilma, nesta segunda-feira. À essa altura dos acontecimentos, a Agenda Brasil anunciado com ampla divulgação na imprensa, reunindo os senadores do PMDB, mais o vice-presidente Michel Temer, que parecia decolar, ficou natimorto. Com o desânimo que tomou conta do Palácio do Planalto, a Agenda não vai sair do papel.
O ex-presidente FHC, que tinha manifestado apoio à presidente Dilma, mudou de posição. O FHC, agora, sugere que a presidente Dilma renuncie. Na mesma direção, o senador Aécio Neves mostrou a sua plumagem, no domingo, participando da manifestação de ruas em Belo Horizonte, seu estado de origem, sugere a renúncia da Dilma.
O governo Dilma, sem o apoio no Congresso Nacional, ficará isolada politicamente. Não há mais condição da Dilma continuar comandando o País, sem o apoio da base aliada. Diante da situação, cresce a possibilidade de votar impeachment baseado na "pedalada fiscal " que caracteriza "improbidade administrativa". Pode ser que num gesto de desespero, renuncie ao cargo, como fez Jânio Quadros.
Por outro lado, os ministros do TSE que julgam a representação do PSDB contra o registro de candidatura da Dilma Rousseff pelo crime abuso do poder político e econômico com certeza tomarão outro rumo, com o resultado das manifestações das ruas. Os agentes públicos, qualquer que seja, sempre estará decidindo ao sabor do vento do momento. A direção do vento, com as manifestações de ruas, vem mudando.
O vento que vem das ruas demonstrado no domingo, calou profundamente o espírito de cada cidadão brasileiro. O povo acordou que tem força. Mesmo os membros do STF - Supremo Tribunal Federal, que hoje estão favoráveis ao PT, vão abandonar a postura parcial. Com certeza, o TSE, acompanhará a mudança de postura do STF e acompanhar a direção do vento. Não fiquem surpreso se o ministro Toffoli, que tem posição declarada a favor do PT e Dilma, mude de posição, para posição imparcial. Nada como um dia atrás do outro!
Enfim, a primavera já chegou !
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário